was successfully added to your cart.

Casa sustentável na casacor 2017

By 11 de julho de 2017Arquitetura
Mariana-Crego_03ok

Tailândia e espiritualidade servem de inspiração para o espaço

A jovem arquiteta, reconhecida por seu engajamento e preocupação com o meio ambiente e bem estar, foi convidada a assinar a ‘Casa Sustentável’, ambiente de 63m², da 31ª edição da CASACOR São Paulo.

Seu projeto atende todas as 14 categorias da certificação AQUA-HQE, selo de sustentabilidade emitido pela Fundação Vanzolini. Mariana, já havia sido agraciada com este selo, foi a primeira arquiteta a receber o atestado piloto deste processo, pelo seu projeto na edição anterior da mostra, em 2016.

A ideia da ‘Casa Sustentável’ surgiu após uma viagem que a profissional fez à Tailândia. A cultura local chamou a atenção da arquiteta, tanto pela espiritualidade, quanto pelo contato com a natureza e atenção aos detalhes. Paisagens, madeiras entalhadas, mistura de elementos, cores, uso de metais, enfim, um conjunto de inspirações do lugar, foi o que motivou e inspirou a arquiteta.

Optou pela madeira de reflorestamento como método construtivo, matéria-prima em abundância no Brasil e que, segundo a profissional, pouco utilizada por aqui. “A maioria das pessoas enxerga a madeira como algo frágil, facilitador de incêndios e insetos. Na verdade, não é nada disso. Ela é extremamente resistente, e pré-fabricada, possibilita a montagem da casa em poucos dias”, explica Mariana Crego.

Casa sustentável, não precisa adotar o estereótipo ‘hippie’

Além disso, a arquiteta deixa claro a importância da preocupação com o processo químico dos materiais utilizados.Vale pontuar que uma casa sustentável não precisa adotar o estereótipo ‘hippie’ ,mas ao seguir as normas corretas, a sustentabilidade pode se adaptar ao estilo e gosto de qualquer morador. O que é notório no ambiente criado.

Um espaço envidraçado, foi criado para trazer a natureza do lado externo para o interno, promovendo uma imersão no campo. Outra peça importante da estrutura da casa foi o uso de muxarabis, elemento que mescla arquitetura contemporânea e conta com desenhos tailandeses, e, consequentemente, serve de proteção solar.

Ainda nesta vertente de trazer o fora para dentro, foi feita uma varanda com pergolado, onde as vigas atravessam a casa, criando um jardim e espalhando sensação de paz pela morada.

A faixa de vidro divide o módulo do quarto com a sala, criando volumetria na arquitetura e mostrando que a habitação pode ser modulada: o dormitório pode ser destacado e o projeto ampliado.

“A ideia é compor várias dessas casas em diferentes posições, para criar desde algo pequeno, até uma construção grande, ou como eu ensaiei nos desenhos, compor uma vila resort com seus pergolados e varandas se encontrando.”, conta Mariana, que adicionou o beiral para proteger as estruturas de madeira e proteger do sol.

A sala de jantar fica alocada na varanda, uma forma de brincar com os espaços e mostrar o cômodo grande, mesmo em uma morada pequena. A arquiteta escolheu móveis que misturam elementos e cores como veludos, madeiras, metais, prata, azul, dourado, verde, branco, uma verdadeira viagem do clássico ao étnico.

Outro cuidado foi a escolha de empresas comprometidas com o meio ambiente, que possuem destino para os resíduos de obra, com o reaproveitamento do máximo possível, além da conscientização de toda a equipe envolvida no projeto, desde as que extraíram a matéria prima, até as que habitarão o espaço.

Pelo teto da sala, cordões de luz irregulares em uma rede foram inspirados em um céu de vagalumes. Vidrinhos com velinhas e flores por todos os lados, remetem aos detalhes e cuidados tailandeses.

A mistura de estilos dos móveis fazem uma miscelânea em um espaço livre, permitindo diversas composições e estilos. Destaque para as borboletas, artes nas paredes que refletem de maneira abstrata o interesse da profissional com o mundo animal.

Vale a pena conferir! Fica a dica!

Fotos: Salvador Cordaro

CASA COR
Período: de 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a quinta, das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h30
Domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775 – Cidade Jardim

Studio Mariana Crego
Rua Estado Unidos, 367 – Jardim Europa
Tel. 11 94495-4699 – Atendimento com hora marcada
studio@marianacrego.com.br
www.marianacrego.com.br

Leave a Reply